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Metodologia Executiva

Na execução da estaca Hélice Contínua podemos destacar três fases distintas, a saber:

perfuração
concretagem
colocação da armadura da estaca
1 – Perfuração

A perfuração consiste em cravar a haste de perfuração com a hélice no terreno, por rotação, por meio de torque apropriado do equipamento para vencer a sua resistência.

Para evitar que durante a introdução da haste com o trado haja entrada de solo ou água no interior da haste tubular, existe, em sua extremidade inferior, uma tampa metálica provisória, que é expulsa ao inicio da fase de concretagem.


O avanço é sempre inferior a um passo por giro e a relação entre avanço e a rotação decresce ao aumentarem as características mecânicas do terreno.

A metodologia de perfuração permite a sua execução em terrenos coesivos e arenosos, na presença ou não do lençol freático e atravessa camadas de solo resistentes com índice de SPT de 30g a mais de 50g dependendo do tipo de equipamento utilizado.

A velocidade de perfuração produz em média 250m de estaca por dia dependendo do diâmetro, da profundidade, da resistência do terreno e principalmente do fornecimento continuo do concreto.

2 – Concretagem

Alcançada a profundidade desejada, sempre determinada por processos estáticos em função das sondagens executadas no local da obra, a haste para de girar e o concreto é bombeado através do tubo central, preenchendo simultaneamente a cavidade deixada pela hélice, que é extraída do terreno sem girar por intermédio da ajuda do guindaste.

O concreto normalmente utilizado apresenta as seguintes características:

a) - cimento 400kgf/m³
b) - areia, brita 0 ou pedrisco
c) - slump teste 22 ± 2cm
d) - resistência característica do concreto fck = 20MPa
e) - emprego de aditivo
f) - o tempo de inicio de pega do concreto deve ser superior a 8 horas
g) - exsudação = 1,0%
h) - não deverá ser usado pó de pedra

Estas características que o concreto deve apresentar visam atender as exigências de:

a) - concretagem executada por meio de bomba;
b) - boa trabalhabilidade do concreto
c) - adequada resistência a ser obtida quando do trabalho da estaca.

O preenchimento da estaca com concreto é normalmente executado até a superfície do terreno.

As operações de introdução do trado no solo (perfuração) e a concretagem ocorrem de maneira contínua e ininterrupta de tal sorte que as paredes onde se formará a estaca estão sempre suportadas; acima da ponta da hélice, pelo solo que se encontra entre as pás da hélice e abaixo da ponta da hélice, pelo concreto que esta sendo bombeado, sempre com pressão positiva, para evitar descontinuidade do fuste.

À medida que o trado vai sendo retirado do solo, um limpador mecânico remove o solo confinado entre as pás da hélice, e uma pá carregadeira remove esse solo para fora da área da execução da estaca para permitir a colocação da armadura.

3 – Colocação da armadura na Estaca

O método executivo da estaca hélice contínua exige a colocação da armadura após o término da concretagem do fuste da estaca.

A armadura, em forma de gaiola, é introduzida na estaca por gravidade sendo empurrada pelos operários ou com auxilio de um pilão de pequena carga ou de vibrador.

As estacas submetidas apenas a esforço de compreensão levam uma armadura no seu topo, em geral variando entre 4,00m e 6,00m de comprimento.

Esta armadura visa a proporcionar uma perfeita ligação entre a estaca e o bloco de coroamento das estacas ou seja com a estrutura. Uma outra finalidade desta armadura no trecho superior é a de garantir sua integridade estrutural, na fase de escavação para a execução dos blocos que, geralmente é feito com auxilio de escavadeiras mecânicas que batem nas estacas durante sua operação, por mais cuidadoso que seja o operador.

Para as estacas submetidas à ação de esforços horizontais e momentos fletores, no seu topo; o comprimento da armadura deve abranger todo o trecho do fuste da estaca onde atua o diagrama do momento. Neste caso para a eficiência da instalação da armadura, a mesma deve ser, convenientemente enrijecida dotada de barras grossas e a espira helicoidal devidamente amarrada e soldada nas barras longitudinais.

Para as estacas trabalhando a tração é preferível, de ponto de vista executivo, arma-las com uma ou mais barras longitudinais em feixes de barras emendadas por luvas rosqueadas. Como neste tipo de armadura não existem estribos pode-se armar a estaca em todo o comprimento sem maiores dificuldades.

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