Metodologia
Executiva
Na
execução da estaca Hélice Contínua
podemos destacar três fases distintas, a saber:
perfuração
concretagem
colocação da armadura da estaca
1 – Perfuração
A
perfuração consiste em cravar a haste de perfuração
com a hélice no terreno, por rotação, por
meio de torque apropriado do equipamento para vencer a sua resistência.
Para
evitar que durante a introdução da haste com o trado
haja entrada de solo ou água no interior da haste tubular,
existe, em sua extremidade inferior, uma tampa metálica
provisória, que é expulsa ao inicio da fase de concretagem.
O avanço é sempre inferior a um passo por giro e
a relação entre avanço e a rotação
decresce ao aumentarem as características mecânicas
do terreno.
A
metodologia de perfuração permite a sua execução
em terrenos coesivos e arenosos, na presença ou não
do lençol freático e atravessa camadas de solo resistentes
com índice de SPT de 30g a mais de 50g dependendo do tipo
de equipamento utilizado.
A
velocidade de perfuração produz em média
250m de estaca por dia dependendo do diâmetro, da profundidade,
da resistência do terreno e principalmente do fornecimento
continuo do concreto.
2
– Concretagem
Alcançada
a profundidade desejada, sempre determinada por processos estáticos
em função das sondagens executadas no local da obra,
a haste para de girar e o concreto é bombeado através
do tubo central, preenchendo simultaneamente a cavidade deixada
pela hélice, que é extraída do terreno sem
girar por intermédio da ajuda do guindaste.
O
concreto normalmente utilizado apresenta as seguintes características:
a)
- cimento 400kgf/m³
b) - areia, brita 0 ou pedrisco
c) - slump teste 22 ± 2cm
d) - resistência característica do concreto fck =
20MPa
e) - emprego de aditivo
f) - o tempo de inicio de pega do concreto deve ser superior a
8 horas
g) - exsudação = 1,0%
h) - não deverá ser usado pó de pedra
Estas
características que o concreto deve apresentar visam atender
as exigências de:
a)
- concretagem executada por meio de bomba;
b) - boa trabalhabilidade do concreto
c) - adequada resistência a ser obtida quando do trabalho
da estaca.
O
preenchimento da estaca com concreto é normalmente executado
até a superfície do terreno.
As
operações de introdução do trado no
solo (perfuração) e a concretagem ocorrem de maneira
contínua e ininterrupta de tal sorte que as paredes onde
se formará a estaca estão sempre suportadas; acima
da ponta da hélice, pelo solo que se encontra entre as
pás da hélice e abaixo da ponta da hélice,
pelo concreto que esta sendo bombeado, sempre com pressão
positiva, para evitar descontinuidade do fuste.
À
medida que o trado vai sendo retirado do solo, um limpador mecânico
remove o solo confinado entre as pás da hélice,
e uma pá carregadeira remove esse solo para fora da área
da execução da estaca para permitir a colocação
da armadura.
3
– Colocação da armadura na Estaca
O
método executivo da estaca hélice contínua
exige a colocação da armadura após o término
da concretagem do fuste da estaca.
A
armadura, em forma de gaiola, é introduzida na estaca por
gravidade sendo empurrada pelos operários ou com auxilio
de um pilão de pequena carga ou de vibrador.
As
estacas submetidas apenas a esforço de compreensão
levam uma armadura no seu topo, em geral variando entre 4,00m
e 6,00m de comprimento.
Esta
armadura visa a proporcionar uma perfeita ligação
entre a estaca e o bloco de coroamento das estacas ou seja com
a estrutura. Uma outra finalidade desta armadura no trecho superior
é a de garantir sua integridade estrutural, na fase de
escavação para a execução dos blocos
que, geralmente é feito com auxilio de escavadeiras mecânicas
que batem nas estacas durante sua operação, por
mais cuidadoso que seja o operador.
Para
as estacas submetidas à ação de esforços
horizontais e momentos fletores, no seu topo; o comprimento da
armadura deve abranger todo o trecho do fuste da estaca onde atua
o diagrama do momento. Neste caso para a eficiência da instalação
da armadura, a mesma deve ser, convenientemente enrijecida dotada
de barras grossas e a espira helicoidal devidamente amarrada e
soldada nas barras longitudinais.
Para
as estacas trabalhando a tração é preferível,
de ponto de vista executivo, arma-las com uma ou mais barras longitudinais
em feixes de barras emendadas por luvas rosqueadas. Como neste
tipo de armadura não existem estribos pode-se armar a estaca
em todo o comprimento sem maiores dificuldades.
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